A história do steel frame está ligada à história do Estados Unidos da América. Com o crescimento da população decorrente da imigração, houve a necessidade de buscar maneiras mais rápidas de construir habitações.
E o material que havia disponível na região era a madeira.
Com o desenvolvimento acelerado do setor industrial americano, sobretudo das indústrias de aço, por volta de 1933 surgiu o primeiro projeto de uma casa em steel frame.
Após a Segunda Guerra Mundial, houve um grande desenvolvimento da economia americana e considerável aumento na produção de aço, que, por ser mais leve e mais resistente às variações do tempo, foram substituindo gradativamente as estruturas em madeira.
Outro evento em favor do aço foi a instabilidade no preço da madeira no início dos anos 90, bem como a queda de sua qualidade para a construção.
O Japão foi outro país a fazer uso de construções com estruturas em aço.
Com os bombardeios que sofreu durante a Segunda Guerra Mundial, várias cidades foram destruídas com a propagação de incêndios por conta das construções em madeira.
Isso levou o governo Japonês a limitar tal tipo de construção e fomentar, assim, construções em aço. Afinal, a estrutura em aço não propaga o fogo!
Por isso, o Japão tem hoje um mercado de construção em light steel frame bastante desenvolvido.
No Brasil, esse sistema construtivo chegou no final dos anos 90 e não para de crescer devido aos inúmeros benefícios, como: rapidez, segurança, fácil manutenção etc.
Mas, Afinal, O Que É Steel Frame?
Steel Frame (estrutura de aço, em português) é um sistema de construção, em que a estrutura é em aço galvanizado.
Trata-se de um modo de construção que dispensa o uso de tijolo, cimento ou concreto.
Por não fazer uso de cimento e tijolo, o steel frame está inserido no contexto de construção a seco.
Os perfis de aço galvanizados são usados na criação de painéis estruturais e não estruturais, de vigas secundárias, de piso, de tesouras de telhado e de outros componentes.
O fechamento do Steel Frame é feito por placas que podem ser de cimentícias, de madeira, de drywall, etc.
A primeira etapa de uma obra em Steel Frame é a fundação, que normalmente é do tipo radier.
É uma laje de concreto armado em contato direto com o solo, a qual sustenta a carga dos pilares e das paredes, distribuindo-a sobre o solo.
Confira o vídeo e veja a construção de uma casa em steel frame:
Sem dúvida, a razão pela qual o steel frame é o sistema construtivo que mais cresce no Brasil são os seus incontáveis benefícios.
Vamos ver alguns deles?
Quais Os Benefícios Da Construção Em Steel Frame?
- Força e segurança: por ser o aço muito resistente, uma estrutura em aço é mais forte que a estrutura tradicional em concreto. Além disso, o aço segue normas nacionais e internacionais de segurança e fabricação.
- Durabilidade: o aço não sofre variações de dilatação com a umidade, não gerando as rachaduras tão comuns na alvenaria.
- Resistente ao fogo: por não ser combustível como a madeira, por exemplo, o aço não propaga o fogo.
- Rapidez na construção: as construções em steel frame são mais simples e, por isso, mais rápidas. Enquanto uma casa de médio/ alto padrão leva em torno de 1 ano na alvenaria, no steel frame ela é concluída em 3 meses.
- Fácil manutenção: como as casas em steel frame são pré-fabricada (as conexões são aparafusadas), isso torna a manutenção mais fácil, uma vez que você não precisa quebrar nada, não gerando poeira nem entulho.
Esses são apenas alguns benefícios dentre tantos que uma construção em steel frame oferece. Não por acaso mais e mais pessoas vêm optando por esse sistema de construção, que está provocando uma verdadeira revolução na construção civil brasileira.
Se você quiser se informar mais sobre o universo do steel frame e da construção a seco, continue navegando pelo nosso Blog e fique por dentro tudo.