Placas De Drywall: Tudo Que Você Precisa Saber!

Dois homens intalando placa de drywall no teto.

A placa de drywall gera muito interesse a seu respeito, e isso não é por acaso!

Como o mercado de construção a seco não para de crescer no Brasil, cada vez mais pessoas buscam informações sobre esse mercado e sobre os materiais nele utilizados.

E a placa de drywall (parede seca, em português) é protagonista nesse tipo de construção. Por isso, hoje vamos esclarecer tudo acerca dessa importante peça do modelo de construção em steel frame.

Antes, porém, é importante dizer que a placa de drywall, por ser altamente versátil, também pode ser utilizada em trabalhos de alvenaria.

Dito isso, vamos conhecê-la melhor?

O Que é Placa de Drywall?

Também chamada de chapa de gesso ou gesso acartonado, é uma chapa feita de sulfato de cálcio hidratado (gesso), podendo ter aditivo ou não, revestida com papel cartão duplex.

De ampla aplicabilidade, a placa de drywall pode revestir instalações elétricas e hidráulicas, ou seja, você constrói paredes por dentro das quais passam instalações em geral, de uma maneira muito mais fácil que na alvenaria, além de promover o isolamento térmico e acústico.

O drywall é um material versátil e pode ser usado tanto em ambientes internos como externos, desde que sejam respeitadas as especificações de cada ambiente/região. 

Por exemplo, num lugar que venta muito, faz-se necessário o reforço das estruturas em que ficarão as placas. Já em banheiros, deve-se usar placas que sejam próprias para ambientes úmidos. 

Outra informação importante é que o drywall é um material resistente e pode perfeitamente receber peso, bastando o cálculo adequado de sua estrutura. Isto é, você pode fazer uma prateleira em drywall para acomodar a sua televisão, por exemplo.

 Com tantas qualidades, não se podia esperar que a placa de drywall fornecesse poucas vantagens, não é mesmo? 

Sendo assim, vale muito a pena falar sobre elas!

Quais as Vantagens Da Placa de Drywall?

A placa de drywall pertence a um contexto de tecnologia inteligente, que oferece inúmeras vantagens.

Vamos ver algumas delas?

  • Versatilidade: podemos dizer que a versatilidade é o grande diferencial da placa de drywall. Com ela podemos construir, reformar e ampliar ambientes, sejam eles internos e externos; pode ser usada em lugares úmidos ou em lugares com grandes chances de incêndio, por sua resistência ao fogo e ao calor. Pode também ser usada na confecção de prateleiras, estantes, balcões e móveis sob medida.
  • Rapidez: sendo de fácil colocação e de fácil remoção, a placa de drywall agiliza muito uma construção, eliminando qualquer possibilidade de comparação com a alvenaria.
  • Sustentabilidade: todos sabemos como o crescimento populacional impacta o meio ambiente devido à falta de planejamento urbano adequado. Além de dispensar materiais que prejudicam a natureza, a construção a seco se utiliza de materiais que podem ser reutilizados e ainda gera menos resíduos, gastando cerca de 90% a menos de água. A natureza agradece! 
  • Maior custo-benefício: como já vimos, a produção de resíduos é bem menor na construção a seco, e isso reduz muito o gasto com o seu descarte. E, como tanto a construção como a reforma são mais rápidas, isso também diminui o custo com mão de obra. Agora quem agradece é o bolso!
  • Fácil manutenção: a placa de drywall é de muito fácil colocação e remoção, o que facilita bastante qualquer tipo de reparo. Além disso, por produzir pouquíssimo resíduo, possibilita um serviço bem mais limpo e sem os inconvenientes da alvenaria.

São muitas vantagens, não é verdade? Agora que você já sabe o que é uma placa de drywall e suas vantagens, vamos ver qual a mais adequada para cada ambiente?

Então, vamos lá.

Vamos começar com a Placa de drywall branca standard (ST)

Imagem de uma placa de drywall standart branca.
Foto: Placo

Se você é dono de escritório (ou sala) e necessita dividir o seu espaço, por exemplo, a placa standard é a placa ideal por ser adequada a áreas secas. Como possui isolamento termoacústico, é muito usada na divisão de ambientes. Existe nas cores branco e cinza.

Na linha ST, existe também a Placa de drywall Wave

Imagem de placa de drywall wave cor azul.
Foto: Placo

Por ser mais fina (6,4mm), mais leve e maleável, a placa de drywall Wave (ST) é bastante versátil. É indicada para paredes e forros curvos e sua aplicação é semelhante à da placa standard. Para o seu encurvamento, ela deve ser moldada de acordo com o seu suporte estrutural.  

Agora é a vez da Placa de drywall verde (RU)

Imagem de placa de drywall verde RU.
Foto: Placo

Se você receava usar uma placa de drywall no seu banheiro, lavabo, lavanderia ou área de serviço, asseguro a você: seus problemas acabaram! A placa de drywall verde (RU) tem em sua composição elementos hidrofugantes, protegendo sua superfície de respingos e umidade. Mas entenda: isso não faz dela uma placa à prova d’água. Por isso, não é recomendada para tetos, saunas e piscinas. Ou seja, em ambiente cuja umidade é permanente, nem pensar, fechado?

Já essa é a Placa de drywall rosa (RF)

Imagem de placa de drywall rosa RF.
Foto: Placo

Eu sei que é difícil imaginar que uma placa de drywall possa ser resistente ao fogo e ao calor. Eu entendo caso você tenha essa desconfiança. No entanto, por conter fibra de vidro em sua composição, a placa de drywall rosa (RF) apresenta exatamente essa resistência. Logo, ela é indicada para lugares com riscos de incêndio, saídas de emergência etc.

Viu como de acordo com o propósito você tem a sua disposição diferentes placas? E todas admitem fazer o acabamento que você quiser: escolha da pintura, aplicação de azulejos e muito mais! 

Quer saber mais sobre o universo do drywall e steel frame? Navegue pelo nosso Blog e fique por dentro de tudo! 

compartilhe