A maioria das casas no Brasil é erguida através da alvenaria, uma técnica que envolve concreto e tijolo. Uma tendência que também existe no país é a construção de casas de madeira, inspiradas em imóveis americanos e europeus. Quem deseja ser ainda mais inovador deve apostar nas casas pré-fabricadas de aço.
Como é a casa de aço? O aço é um material utilizado principalmente para construir indústrias, galpões e edifícios comerciais. No entanto, este sistema construtivo também tem influenciado projetos residenciais. O mercado de construção está recebendo a casa pré-fabricada de aço. Este tipo de imóvel se destaca pela evolução tecnológica e sua versatilidade, tanto do ponto de vista estético como também estrutural. Os arquitetos que trabalham com o aço na construção de casas também garantem que o material oferece maior liberdade de criação.
A denominação ‘pré-fabricada’ que é associada à casa de aço significa que determinadas etapas do processo de construção acontecem de forma industrial e seriada.
Com a produção industrializada dos imóveis todas as partes chegam no canteiro de obra pré montadas e pré cortadas diminuindo em até 6 vezes o tempo de construção.
Este é o tipo de casa do presente e do futuro, mas com raízes no início do século XX. Naquela época os arquitetos rejeitavam veementemente a posição anti-industrial e elitista que marcava o século anterior. Percebendo as necessidades das massas e com vontade de levar até elas aquilo que até então estava reservado a poucos, empenharam-se na produção em massa numa lógica de padronização. Curiosamente, e passados cem anos, o mundo pós-moderno em que vivemos caminha ainda nesta direção. Com as preocupações ecológicas em pauta, ativistas em ação e informações midiáticas nos lembrando da urgência no que diz respeito às mudanças de nossos hábitos que destroem aos poucos o planeta, as casas pré-fabricadas certamente deixarão de ser a exceção para se tornarem a regra.
No entanto, ainda se olha com um pouco de preconceito para este tipo de casa. Muitas pessoas pensam: Eu? Viver num barracão? Jamais!
. Mas se você se identifica com a ideia, atualize-se e perca este preconceito. Não associe este tipo de construção a uma camada social inferior. Há uma indústria milionária inteiramente dedicada a casas pré-fabricadas e modulares. São cada vez mais bonitas, mais confortáveis, adaptáveis a quaisquer condições atmosféricas, mais auto-suficientes e menos custosas.