Vai instalar o drywall na sua construção? Se atente a essas questões que listamos aqui abaixo.
Este artigo foi criado com base nas maiores dúvidas e erros mais frequentes em relação ao plaqueamento!
Veja quais são:
ERRO 1 – Não deixar o espaçamento adequado entre chão e placas.
Deixe um vão de 1cm entre o drywall e o chão ao fazer o plaqueamento. Esse pequeno espaço é crucial para a preservação da estrutura, sobretudo em áreas úmidas. Portanto, lembre-se: uma placa de gesso acartonado não deve, nunca, encostar diretamente na superfície do chão!
Ah, e se a área for úmida, também, é necessário fazer o tratamento de quina!
ERRO 2 – Inserir portas e janelas depois de aplicar as placas.
Preveja o seu montante já com a inserção das janelas e portas, de acordo com suas dimensões.
O trabalho com drywall, diferentemente da alvenaria, deve ter, de forma imprescindível, esses pontos bem definidos, para evitar remendos.
Agora, o corte das placas é feito somente depois da instalação – aplique e depois remova as partes remanescentes.
ERRO 3 – Deixar emenda de placa nos vãos.
Qualquer vão que esteja fazendo, seja porta, visor ou janela, não faça, DE FORMA ALGUMA, emenda de placa nos cantos. Você deve usar, pelo menos, 15cm para qualquer sentido, seja horizontal ou vertical. Esse simples cuidado evita que ocorram trincas depois da parede pronta.
ERRO 4 – Não respeitar a profundidade dos parafusos.
Se você ainda não tem controle muito bom da parafusadeira, coloque um bit com limitador. Assim, você não deixa o parafuso saliente, e nem estoura o gesso.
Na imagem, você pode ver como é a forma correta de parafusar o drywall – ele deve ficar levemente interno à placa, sem promover saliências ou buracos.
ERRO 5 – Não saber fazer encontro de paredes adequadamente.
Se você não colocar um montante extra na quina de uma parede e deixar um espaço para a placa transpassar, vão acabar aparecendo frestas entre as placas, e as juntas serão comprometidas, o que pode gerar trincas na parede após a aplicação do gesso cola.
Uma boa orientação é: fazer a paginação das placas como tijolinhos. Se a altura tem uma placa e mais um pedaço, coloque assim: placa + pedaço > pedaço + placa > placa + pedaço e assim por diante. Da mesma forma, se colocar uma placa inteira de um lado da parede, quando for plaquear o outro, comece por meia placa. Isso deixa a sua parede muito mais firme!
ERRO 6 – Não saber onde colocar a primeira placa da parede.
Saber o sentido da sequência de fixação das placas é fundamental! A primeira placa deve, SEMPRE, ser fixada ao lado do montante que tem a virada da chapa.
Não fixe, jamais, pelo lado da boca do montante, pois ele torce com o esforço e a parede, por consequência, acaba ficando com uma “barriga”.
ERRO 7 – Não dar importância ao tratamento adequado das juntas.
Por incrível que pareça, uma questão constante que surge em nossas lojas é se há necessidade de usar a massa própria de tratamento para gesso. E sim, há! O tratamento com a massa adequada – seja pronta ou em pó – é crucial na resistência e aparência no resultado final. Então, faça o tratamento de juntas com cuidado e atenção às regras de aplicação!
Quer conhecer todos os nossos produtos e soluções para a construção em drywall?