É inquestionável a praticidade do sistema drywall, devido à sua versatilidade, fácil instalação, limpeza e economia. E se você não gosta de pintar porque leva muito tempo e o resultado é decepcionante, não se preocupe! Existe uma forma de preparar as paredes para pintura no Drywall de forma simples e rápida.
O acabamento é uma das etapas mais importantes de uma reforma ou construção, que contribui na decoração e toda a parte estética do ambiente. Pensando nisso, separamos 10 passos para você realizar a pintura em drywall facilmente e de maneira correta. Confira!
PASSO 1: Regularize a superfície da parede
Já é natural do drywall apresentar uma superfície lisa e nivelada, porém ainda assim é possível se encontrar irregularidades na superfície da parede, por isso preencha frestas e furos de parafusos com massa para drywall e, caso haja pontas de placa quebradas, feche os buraquinhos com gesso cola.
Atenção: Nunca use massa corrida para drywall direto sobre o papel cartão, pois o nível de absorção é diferente entre a superfície do cartão e a massa, aplicada na região das juntas, entre as chapas, e das cabeças dos parafusos.
PASSO 2: Lixar as juntas e remendos
Depois que a massa estiver totalmente seca, no mínimo 48 horas depois de dar a ultima demão, deve-se lixar as áreas tratadas nas juntas entre as chapas e nas cabeças dos parafusos, para eliminação de sobras de massa e pequenas irregularidades.
IMPORTANTE!
Lixar o drywall deve ser feito com lixadeira plana manual ou elétrica, NUNCA use a mão ou “taquinhos” de madeira pois eles deixam a superfície irregular. E não se esqueça de eliminar o pó que foi acumulado após o procedimento, pois esta etapa produz milhares de partículas que devem ser removidas antes da aplicação do fundo preparador.
PASSO 3: Aplicação do Fundo Preparador para drywall
O fundo preparador serve para impermeabilizar a parede para receber a pintura no drywall e criar uma superfície uniforme para que a tinta seja absorvida por igual, sem a diferença de porosidade entre o papel cartão e a massa de junta.
PASSO 4: Respeite o tempo de secagem
Sempre verifique as especificações de aplicação dos produtos de cada fabricante e para não ter erro, na maioria das vezes, a secagem completa demora cerca de 24 horas.
PASSO 5: Aplicação de massa corrida para Drywall
Nesta etapa você pode aplicar a massa corrida para uniformizar toda a superfície. Dependendo do nível de exigência de acabamento da obra, você pode somente dar retoques ou aplicar em toda a extensão da parede.
Não esqueça de esperar secar para lixar novamente e limpar resíduos com um aspirador ou um pano de microfibra.
LEIA TAMBÉM:
Acabamento de parede externa: é melhor tinta ou textura?
Parede de drywall torta: conheça 5 problemas e como resolver
9 passos para montagem das paredes de drywall
PASSO 6: Primeira demão de tinta
Uma dica que pode te ajudar a economizar tinta é utilizar a técnica do “W” nas paredes, ou seja, aplicar a tinta em formato de W por toda a superfície para espalhar melhor e diminuir gastos.
Nesta etapa o recomendável é você usar pelo menos uma tinta standard ou premium, pois as tintas da linha econômica, apesar de serem mais baratas, necessitam de mais demãos para recobrir.
[icon name=”lightbulb” prefix=”fas”] DICA
Não se esqueça de agitar ou bater bem todos os produtos antes de usar. Isso deixa as tintas com a textura homogênea, assegurando que o seu conteúdo esteja perfeitamente uniforme na hora da aplicação. Para diluir o produto, caso seja necessário, observe as especificações de cada fabricante e siga o que estiver recomendado na embalagem.
IMPORTANTE:
De acordo com a Associação Brasileira do Drywall, a superfície do drywall pode receber tintas que atendam às especificações da Norma ABNT NBR 15079 – Tintas para construção civil – Especificação dos requisitos mínimos de desempenho de tintas para edificações não industriais – Tintas látex nas cores claras.
Cores escuras, quando aplicadas em ambientes internos, seguem as mesmas especificações da norma acima.
PASSO 7: Tempo de secagem da tinta
Esta é uma etapa muito importante, porque caso a segunda demão seja aplicada por cima de uma camada que está apenas seca ao toque, a camada superficial pode misturar na debaixo e não garantir o recobrimento completo ou esperado.
Por isso, aguarde no mínimo 4 horas entre uma demão e outra.
PASSO 8: Revise o recobrimento de toda a superfície
Se você quer uma pintura muito boa, a dica é usar uma luz indireta – pode ser um bocal de lâmpada ou holofote com a luz rasteira – assim, essa luz mostrará todos os defeitos. E caso encontre alguma imperfeição, basta repassar a massa bem leve e lixar para remover possíveis falhas da tinta e padronizar novamente.
PASSO 9: Aplicação da segunda demão de tinta
Nesta etapa você deverá seguir as mesmas orientações e técnicas da etapa 6 junto ao tempo de secagem descrito na etapa 7 deste artigo.
PASSO 10: Aproveite sua parede pintada e desfrute do novo visual
E pronto! Sua parede estará finalizada!
Viu como foi fácil realizar a pintura no drywall?
Seguindo nossas dicas e o passo a passo da pintura, sua parede de drywall ficará linda e com um excelente acabamento. Agora, que tal aproveitar para renovar a sua parede de drywall? Na FAST nós temos diversos produtos para sua obra.